Tendências de Gestão para o Varejo

Mulher feliz comprando roupas

Com a crescente demanda por serviços diferenciados, que captem as tendências daquilo que os consumidores desejam e necessitam para suas vidas, a palavra de ordem é uma só: Inovação. A necessidade de se reinventar, agregando variáveis tecnológicas aos seus portfólios existentes é uma exigência que as empresas necessitam cumprir para garantir não só a perenidade dos negócios, mas também a própria existência num mercado altamente volátil e competitivo. 

A voracidade das concorrências, nos mais diferentes nichos e ramos, aliada aos baixíssimos níveis de fidelidade dos consumidores, faz com que as empresas de varejo atuem como verdadeiros camaleões, se adequando à todas as mudanças e satisfazendo os mais diferentes e exigentes gostos, que surgem às centenas de milhares todos os dias. Neste aspecto, a gestão das companhias se depara com um desafio a mais.

O processo de inovação constante, a melhoria em cima da melhoria, o novo de hoje baseado no novo de ontem. Desafio que pode ser fortemente auxiliado por ferramentas de gestão e Business Inteligence – BI, App’s, Chatbots, Internet das Coisas – IoT, Experiência Omnichannel, Análise de Big Data, Robótica. Todas tendências que já estão sendo incorporadas no mercado, tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Visto que trazem certo grau de comodidade e assertividade nas aquisições de e para o consumo das ofertas existentes. 

Assim como atualmente tem oferecido certo grau de segurança, o que vêm quebrando o paradigma da desconfiança ainda existente nas aquisições online. Todas essas ferramentas são aliadas poderosas, para que as empresas possam tangenciar suas transformações no ritmo necessário, a fim de dar resposta, conquistando e garantindo a preferência da clientela. Quem age de maneira correta, se destaca. Quem se destaca, atrai. Quem atrai, dita tendência. Quem dita tendência, permanece em alta. É uma lógica de mercado a ser levada em consideração, visto ser o cliente o alvo elementar de qualquer empresa. 

E na atualidade, o amplo e total acesso à informação, aliado ao contato online com um sem fim de pessoas em suas diferentes formas de vida e visões de mundo, tem criado níveis de exigências e tipos de necessidades inimagináveis há alguns anos. Todos fatores que vêm forçar e impelir as empresas à inovação. E inovação casa certinho com uso adequado de tecnologia. Que fecha com personalização e customização para atender os mais variados anseios e expectativas por experiências únicas com toda a sua diversidade de gostos. 

Essa é a chave para fazer acontecer, não importando o ramo de atuação ou nicho que se pretende buscar e atingir. A empresa precisa estar “antenada”, prestando muita atenção aos movimentos de mercado, buscando poder sair na frente e garantir sua fatia. Quem não inova, não se reinventa, não se refaz. E tende a ficar pelo caminho. Inovar para prosperar!


Claudir Mattjie
Gerente Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *