Qual a importância da gestão empresarial?

Gestor Web pessoas analisando dados

Sejam novamente muito bem vindos, meus gentis! Hoje iremos abordar a importância da gestão empresarial. Da boa gestão empresarial. Muito se houve falar e muito pouco tempo destinamos a observar com olhar meticuloso essa prática em nosso dia a dia. Afinal, o que é a gestão empresarial?

Em contraponto a administração empresarial, que visa estabelecimento, atingimento e mensuração de metas, a gestão empresarial incentiva a participação, estimula a autonomia e confere responsabilidade aos colaboradores ou funcionários da empresa. Sai da frieza dos números e se ocupa do desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e aptidões de cada pessoa, a fim de aproveitar os potenciais de cada indivíduo envolvido no negócio, qualificando o quadro funcional ou colaborativo e de quebra, qualificando a empresa como um todo. 

Essa forma de “comando” da empresa gera, à priori, um maior envolvimento de todos. E esse maior envolvimento tende a deixar maiores resultados finais, uma vez que se sentindo parte do negócio, toda pessoa contribui, se responsabiliza e se importa em fazer mais e melhor para a empresa, e consequentemente para o negócio. 

Em suma, a gestão empresarial busca o engajamento dos envolvidos, para que as rotinas estejam devidamente organizadas, as atividades de cada processo se desenvolvam de acordo com o planejamento, as estratégias sejam executadas e as metas cumpridas. Controle de custos, gerenciamento de gastos, previsão de faturamento, avaliação de possíveis erros, continuidade de processos assertivos, são todas variáveis da mesma ferramenta, que são trabalhadas para busca da efetividade na gestão.

É importante obter eficiência e eficácia na gestão empresarial? Certamente que sim. É baseada nessas premissas que está (ou estará) alicerçada a permanência da empresa frente à concorrência, buscando competitividade e fatias de mercado para seu negócio. Nada mais normal e corriqueiro no mundo administrativo, porém de importância e valor imensurável, pois é dessa forma que a empresa sobrevive (ou sobreviverá) em meio a voracidade de um mercado consumidor cada vez mais exigente.  

A gestão avalia os eventos já ocorridos, indica melhorias e ajustes, objetivando ações a serem executadas para se alcançar o local ou ponto já determinado. O ramo ou segmento de atuação de cada empresa varia, e essa variação traz consigo outros desdobramentos inerentes a cada negócio. Cabe aos responsáveis trabalhar as multiplicidades de informações e situações existentes em cada negócio para extraírem e filtrarem o que lhes for útil. A tarefa não é fácil, mas é possível. Sendo bem executada, o resultado é positivo, invariavelmente. 

Para auxiliar nessa missão, a Abase Sistemas e Soluções lhes convida a conhecer o sistema Gestor ERP, software de gestão completo e bem estruturado, pensado e desenvolvido para atender os mais variados ramos de negócio. De fácil operação, com módulos intuitivos, é ferramenta que auxilia enormemente na gestão empresarial. É aliado do gestor e de grande valia para todos os colaboradores devido a amplitude de utilização que proporciona. Nos contate. Ficaremos honrados em conversar, conhecê-los e poder lhes demonstrar o funcionamento do Gestor ERP.

Gostou do conteúdo? Quer continuar aprofundando seus conhecimento? Então acesse nosso post sobre:

Qual a importância do controle financeiro em uma pequena empresa?


Marcelo Muller
Analista de Suporte de Sistemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *